DINÂMICAS DE GRUPO – Atividades em grupo, onde, diferentemente da competição, os participantes são levados à cooperação. Agora, como parceiros de aprendizagem e não como adversários, os participantes aprendem a se ver no lugar do outro, fortalecendo sua confiança em si e em seus colegas. Jogos cooperativos despertam o valor da consciência coletiva na coexistência humana, desenvolvendo conceitos de trabalho em equipe. De uma maneira divertida, esses dispositivos levam ao desejo de continuar jogando, pois os participantes se sentem livres para superar os desafios e obstáculos, deixando-os motivados e integrados para trabalhar em grupos.
ATIVIDADES AO AR LIVRE / NATUREZA – Atividades lúdicas realizadas em espaços abertos em contato com a natureza. Essas atividades se destacam porque permitem que os participantes entrem em contato com suas emoções com mais facilidade, harmonia e rapidez. Aqui, a intenção não é apenas aprender com a natureza, mas também pela natureza.
METODOLOGÍAS PARTICIPATIVAS – WORLD CAFÉ / OPEN SPACE / PRO ACTION CAFÉ / PECERA / TRÍOS APRECIATIVOS – Dinâmica que permitem conversas significativas com o grupo. Estas são ferramentas para o diálogo, em torno de questões fundamentais para o grupo. Com eles, podemos criar uma agenda baseada no interesse coletivo ou ter um processo de diálogo em grupo em torno de uma questão ou questão central, participando das conversas, conectando e esclarecendo idéias.
ESTRUTURAS LIBERTADORAS – Desencadeia criatividade e inovação em sua equipe para resolver problemas complexos nas organizações e gerenciar mudanças. Cada estrutura oferece uma alternativa às formas convencionais de facilitar, liderar ou trabalhar com grupos e indivíduos. A maneira específica como cada uma das Estruturas Libertadoras é apresentada torna possível que qualquer pessoa assuma a responsabilidade de convidar os grupos a avançar e enfrentar seus desafios mais complexos e caóticos. Estruturas Liberadoras simplificam e tornam acessíveis muitas das abordagens geralmente reservadas a facilitadores especializados, designers criativos ou líderes carismáticos.
PENSAMENTO VISUAL – METAPLAN / CARTÕES DE COACHING / METODOLOGIA OPEN CARDS / GROK – O pensamento visual é uma ferramenta que consiste em transmitir e expor idéias através de desenhos simples e facilmente reconhecíveis. O objetivo dessa técnica é entender melhor as idéias, definir objetivos, identificar problemas, descobrir soluções, simular processos e gerar novos conceitos. Conhecido por seu nome no pensamento visual em inglês, podemos trabalhar conceitos de comunicação não violenta, feedback e criatividade.